O Consulado-Geral do Brasil em Nagoya atende os brasileiros das seguintes províncias:
Aichi, Ehime, Fukui, Fukuoka, Gifu, Hiroshima, Hyogo, Ishikawa, Kagawa, Kagoshima, Kochi, Kumamoto, Kyoto, Mie, Miyazaki, Nagasaki, Nara, Oita, Okayama, Okinawa, Osaka, Saga, Shiga, Shimane, Shizuoka, Tokushima, Tottori, Toyama, Wakayama, Yamaguchi.

  1. Venho acompanhando, com apreensão, a crise causada pelo desemprego que afeta a comunidade brasileira no Japão. Estou promovendo gestões junto aos Governos de 30 províncias, aos Prefeitos municipais, às empreiteiras empregadoras de mão de obra, junto a NPO’s e associações de brasileiros, igrejas e templos, além da troca de idéias com líderes comunitários sobre o assunto.O Consulado está prestando orientação, pequenos auxílios de emergência e encaminhamento, caso por caso, das situações mais graves.A reação tem sido extremamente solidária e responsável. Estou confiante de que ninguém ficará desassistido.
    Envio meus votos de paz e saúde a todos neste Natal e no Ano Novo.
    Leia também a mensagem do Embaixador do Brasil no Japão .
  2. 10/12 – quarta-feira. Consulado Volante em Hamamatsu, senhas das 9:30 às 12:30 hs sob o comando do AA Ken Shima.
  3. 17/12 – quarta-feira. Consulado Volante em Toyohashi, senhas das 9:00 às 12:00 hs sob o comando do AA Ken Shima.
  4. Agasalho para 180 presos no Natal.
    O Consulado está ultimando as entregas de agasalhos de inverno para 180 presos brasileiros. Todos os prisioneiros são visitados por cerca de 20 cidadãos credenciados pelo Consulado-Geral.
  5. O Governo da Província de Shizuoka disponibiliza moradia.
  6. Disque Saúde
    O Disque Saúde, ligado ao Consulado, continua atendendo cerca de 3 a 4 mil telefonemas por ano e tem uma equipe  de 5 médicos e uma psicóloga à disposição de todos, em especial os que têm dificuldades com o idioma japonês.

Cartilha de Orientação aos Imigrantes Brasileiros
Está sendo divulgada em todo o mundo uma cartilha de orientação com informações úteis aos brasileiros no exterior em 26 páginas. O documento é tão importante que todos os imigrantes no Japão deveriam acessar o site do MTE . A cartilha “Brasileiros no Exterior” é recomendada pelo Cônsul-Geral do Brasil em Nagoya e aprovada pelo Ministério das Relações Exteriores.